sábado, 24 de abril de 2010

Selinhos

      Oi gurias! Depois de muita demora (sorry!) vou mostrar os selinhos que ganhei de vocês.

      Vou começar com o selinho da Marcela, do blog Marcela e seus sonhos e da Ju, do blog Construção total:



Ser uma diva pra mim é seguir o seu próprio coração sem deixar se abater pelos obstáculos que irão surgindo.

O outro selinho eu ganhei da Calli, do blog Casa da Calli, da Ellen, do blog Simples assim  e também da Ju, do Construção total:



Quem quiser pegar os selinhos para o seu blog, sinta-se à vontade, viu?
Muito obrigada a todas que se lembraram de mim e falaram coisas maravilhosas a meu respeito!

Estou atualizando as visitas e retribuindo os comentários aos poucos...
Mil beijos e bom final de semana a todas!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tudo praticamente na mesma

      Oi pessoal?! Demorei a postar porque estou sem novidades. Novidades interessantes, no caso.
      Estamos ajeitando com o engenheiro (que falei no post passado) o projeto. Ele fez umas mudanças, eu sugeri outras. Algumas coisas eu não aceitei, como por exemplo deixar meu banheiro (o da suíte) sem janela. Ele aumentou os quartos, mas achei desnecessário, ainda mais os de solteiro. Fez uma sala gigantesca, mas muito aberta. Também não gostei. Mas a diferença é que: ele sugere, eu aceito ou não, e ele já muda. Sem ficar dizendo que "não dou espaço pra ele desenvolver ideias". O banheiro social ficará sem janela, mas colocaremos uma parte em tijolinho de vidro, pra pelo menos entrar a luz do sol. Não teve jeito. Mas no meu eu não abro mão de iluminação e ventilação. O engenheiro sugeriu colocar o banheiro social ao lado do nosso, e fazer tipo um teto rebaixado pra que a circulação do ar do nosso banheiro atinja o outro. Será que funciona? Se for assim, não terei iluminação. Uma outra coisa que a arquiteta não levou em conta e esse engenheiro viu de cara é a topografia do terreno. Como já tinha falado pra vocês, ele está numa descida (ou subida, depende do ponto de vista, kkkkkkk), e o Fábio (ex-proprietário), já tinha deixado ele terraplanado e com um barranco em todo o lado direito, pra fazer a garagem embaixo e a casa em cima. Achei esta foto no Google, que mostra mais ou menos como ficará a casa:

marialvacostaimoveis.com.br

      Nesta foto, dá mais ou menos pra ter uma ideia de como será a construção: a garagem embaixo e a casa ao nível da rua. Nesta casa ai da foto o proprietário colocou uma escada na frente, mas na nossa pedi pra ele colocar rampa, principalmente por causa do meu problema na perna. Em dias de dores terríveis, subir escada é um suplício! E não vamos nos escapar da escada! No fundo da cozinha terá uma que dará acesso à garagem e a área de serviço. Na garagem, que terá bastante espaço, será feita também a churrasqueira e a área de serviço. 
      Eu estou sem  o projeto da garagem pra mostrar pra vocês. O engenheiro fez tudo em papel e como a gente modificou algumas coisas, ele levou tudo embora. Assim que ele me devolver, eu escaneio e coloco aqui no blog.
      Estamos também fazendo orçamentos de mão-de-obra e aguardando a papelada do terreno, que conforme a atendente do registro de imóveis me disse, fica pronto entre sexta e segunda. Não vejo a hora de mandar essa papelada toda pra CEF de uma vez!

      Gurias, obrigada pelos selinhos! Vou passar no blog de cada uma e pegar os meus!

      E estou com 50 seguidores (na verdade são 51, porque eu mesma me sigo, pois a inteligência aqui foi fazer um teste e se auto-seguiu, kkkkkk)!!!! Muito obrigada e sejam bem-vindos a NOSSA CASA!!!

                                                            Bjsssssssssssss

sábado, 10 de abril de 2010

Acabou... Mas já começou de novo!

    

      Oi pessoal! Obrigada pelos comentários na última postagem. Muitas tiveram o mesmo sentimento que nós: que a arquiteta estava fazendo um "favor" (no qual me cobrou R$ 3.700,00) e que não somos o tipo de clientes que ela tá acostumada a trabalhar. Ela só pega projetos de casarões, num bairro chique aqui de Porto Alegre. Mas não achei que isso fosse um empecilho pra ela nos atender. Sobre a questão de não termos feito um contrato, como foi citado nos comentários, nós iríamos fazer um depois que ficasse definido o projeto e o mesmo fosse encaminhado para a prefeitura. Ambos os lados não se preocuparam em fazer um contrato formal. Apenas foi definido valores. Sei que isso até poderia ter me prejudicado, mas enfim... Agora já foi...
      Mandei um e-mail hoje pra arquiteta:

Fulana,


Desculpe pela demora na resposta. Eu e o Jacques conversamos bastante e chegamos a conclusão que nossa parceria não está suprindo nossas necessidades. Talvez não sejamos o perfil de clientes que você costuma trabalhar, pois temos um orçamento limitado e temos que pensar em uma casa que atenda nossas necessidades atuais e futuras. Gostaria de esclarecer que em relação ao tipo de projeto a fazer, tinhamos uma ideia, mas como bem sabes, a questão do custo seria determinante na hora de decidir. Mas acho que dúvidas em relação a algo tão importante como uma casa, um patrimônio, é normal. Penso que isso já é previsível da parte do cliente, ter dúvidas, mudar alguma coisa no projeto que ele considere relevante, afinal é o cliente quem vai morar. Quanto a adaptar um projeto já pronto, você deveria ter nos dito que não te agradava trabalhar deste jeito.


Gostaríamos de agradecer a atenção dispensada por parte de vocês para conosco, mas creio que um profissional mais acostumado com clientes com o nosso perfil possa nos ajudar mais. Estamos então encerrando nossa parceria e pedimos desculpas por algum mal-entendido. Se ficou alguma pendência financeira, por favor nos avise pra que possamos te reembolsar. Desejamos tudo de bom para vocês.

Abraços,

Cátia e Jacques

E agora, chegou a resposta:

 Cátia,



Na verdade não tenho perfil de cliente, pois como te disse trabalho em uma empresa e não costumo fazer serviços extras.


Embora eu tenha trabalhado bastante no projeto de vocês, deixamos assim com relação a parte financeira.


Acho que você foi um pouco injusta alegando desinteresse da nossa parte, pois tudo o que foi pedido foi feito, inclusive a visita ao local.


Boa sorte para vocês também e desculpe também algum mal entendido.


Abraços,

      Só uma última observação: ela diz que tudo o que foi pedido foi feito, inclusive a visita ao local. HEIN??? Como é que uma arquiteta/engenheiro aceita fazer o projeto de uma casa sem ir conhecer o local onde a mesma será construída?

      Meu tio irá fazer um prédio de 3 pavimentos aqui em Porto Alegre com algumas salas pra alugar e alguns apartamentos também. Pedi pra minha tia o telefone do engenheiro que fez o projeto pra ele, pois pelo que ela me disse, o cara é bom e faz projetos pra pessoas de todo o estado. Ele é bem requisitado, mas ao mesmo tempo uma pessoa super simples. Liguei pra ele ontem e marcamos de ele vir aqui em casa hoje. Só posso dizer uma coisa pra vocês: ele é mega atencioso, fala a nossa língua, nos explicou tudo o que queríamos e é totalmente o oposto da arquiteta! Marcamos de ir amanhã no terreno e ele vai nos levar em duas obras que está construindo, uma casa e uma loja. E o que eu fico mais pasma é que ELE é quem quis nos mostrar suas obras e visitar o nosso terreno, pois ele gosta de conhecer o local antes de definir o projeto pra ver o melhor aproveitamento do mesmo. Quanta diferença! E o melhor: ele cobrou menos que ela!!!! Pra fazer as mesmas coisas! E já nos deu o valor do acompanhamento da obra também. Falamos pra ele o nosso orçamento máximo pra gastar na casa, o que queríamos ter e perguntamos se dava pra fazer. Ele disse que sim, que iria ficar tudo dentro do orçamento. O cara entende do assunto! Minha tia me falou que alguns de seus clientes são jornalistas da Zero Hora (jornal de maior circulação aqui do RS), e cobra de acordo com o que a pessoa ganha. De quem pode pagar mais, ele cobra mais. Ele é conhecido do meu tio há anos, inclusive meu tio frequenta a casa dele e vice-versa. Como não pensei nesse cara antes? CLAPT (som do tapa que eu tô dando na minha testa)

      Aprendi duas lições muito importantes com essa história toda: que eu não posso sair me "atirando" pro primeiro profissional que passar, sem conhecer outros trabalhos feitos por ele, pra não correr o risco de me arrepender, como foi agora. E a segunda lição é confiar no meu sexto sentido.

      Bjs e bom domingo pra vocês todas!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

E a saga continua...

      Ai...ai... Gente, estou bem chateada com a situação entre nós e a arquiteta. Eu falei com ela por e-mail e sinceramente, não gostei muito do que ela escreveu. Preciso transcrever as nossas mensagens pra que vocês vejam em que pé a coisa está.
      Esse e-mail foi o que mandei ontem pra ela:

Olá ...!
Como está? Eu e o Jacques estávamos pensando em te encontrar pessoalmente pra ajustarmos algumas coisas que ainda não ficaram definidas no projeto, como a lareira e o nosso banheiro (suíte). A gente conversou bastante, vimos revistas, sites na internet e tivemos algumas ideias. Em relação aos documentos necessários para a aprovação do projeto, eu ainda não consegui encaminhar o alinhamento e ADM do terreno, pois ainda estamos no aguardo da liberação da papelada no tabelionato de imóveis. Estou fazendo pressão, mas tá tudo dependendo de uma única assinatura por parte da incorporadora. Assim que sair (acredito que até sexta agora saia), eu vou na prefeitura e encaminho tudo. Quanto ao local do nosso encontro fica a teu critério. Pra gente pode ser sábado ou domingo, pois sexta a noite o Jacques tem aula. Pode ser aqui em casa ou em outro local a teu critério, mas achamos que pessoalmente ficaria melhor pra te mostrarmos o que temos em mente.


Abraço,

Cátia

E esta foi a resposta dela:

Olá Cátia,



Essa semana está meio corrida. Se vocês pudessem riscar a planta com as modificações que querem e me mandar escaneada facilitaria.


Fico no aguardo.


Abraço,

      Não fiquei satisfeita com a resposta, pois se eu irei pagá-la pelos seus serviços, o mínimo que ela poderia fazer era me dar uma data, nem que fosse na semana que vem, que desse um jeito, sei lá! Dai respondi o seguinte:

Até poderíamos fazer isso, mas achamos que uma conversa ao vivo seria mais proveitosa, porque por e-mail tenho a impressão que não estou conseguindo te passar o que queremos no projeto, além disso surgiu uma ideia que gostaria de ver contigo pessoalmente se é viável. Mas se não puderes, então, te mando tudo por e-mail. Me corrija se estiver errada, mas estamos nos sentindo desamparados. É a primeira vez que usamos os serviços de uma arquiteta e não sabemos como funciona essa relação entre nós (clientes) e vocês (profissionais), porque queremos que a casa fique do nosso jeito, afinal seremos nós que a usaremos por anos. E a impressão que temos é a de que algumas das ideias que queremos implantar não são levadas em consideração. Espero que não se sinta obrigada em fazer um projeto no qual não concordas, só porque já havíamos definido que queríamos fazer com vocês. Até porque fomos nós que procuramos pelo serviço de vocês. Há algo que não está de acordo e que você gostaria de nos dizer? Falando super sinceramente, a sensação que temos é a de que não há interesse em nos ter como clientes, mas não sei o motivo. Gostaria de saber se isso procede ou se é só uma impressão errônea que temos.



Desculpe se estou sendo muito franca, mas tanto eu quanto o Jacques estamos com a mesma sensação e gostaríamos de uma definição.


Abraços, Cátia

E então a noite, chegou a resposta:

Cátia,



Peço desculpas antecipadas se passei a impressão de estar sendo desatenta com vocês.
O que acontece é que não costumo pegar serviços por fora, pois trabalho numa empresa em turno integral, muito embora o ... (marido dela, que é engenheiro) faça trabalhos extras.
Mas quando ligastes, pensei mais na questão de ajudar vocês, pois sei que tem muitos profissionais ruins por aí e principalmente que não sabem como fazer, quando se trata de financiamento, pois normalmente vocês teriam que contratar tudo em separado: um arquiteto para o projeto, um engenheiro para os demais projetos, outro profissional para orçar, e tenho a certeza de que o preço também seria bem mais caro.
O que acho que aconteceu no início é que houve muita indecisão de que tipo de projeto fazer x custo da obra (que é bem relevante para vocês, visto que o valor é limitado), e também quanto ao que queriam ter no corpo da casa (caso da churrasqueira, forno, etc.) que acabaram mudando.
E também, sendo bem sincera da minha parte, acho que você não me deu muito espaço para desenvolver uma idéia. Mesmo quando tento propor algo novo como no caso da lareira (até para ser esteticamente interessante) não consigo. Basicamente estou copiando e adaptando um outro projeto.
Deixo claro, que todas as correções que foram pedidas, foram feitas, inclusive as últimas da lareira e suíte. Coloquei toda a mobília, medidas, etc.
Aproveito para esclarecer também que não é desatenção da minha parte a respeito dos detalhes. Apenas não se fazem necessários nesssa etapa e sim quando da execução da obra (caso da bancada com prateleiras na cozinha).
Queremos atender vocês e deixar o projeto de acordo com suas necessidades, pois algo que tenho sempre muito claro é que tem que ficar ao gosto de quem vai usar e não ao meu gosto. Entretanto fiquem a vontade se quiserem mudar de profissionais.


Abraço,

Agora meus cometários sobre o que ela escreveu:
- Essa arquiteta, e seu marido, que é engenheiro, nos foram indicados pela amiga de uma amiga, que trabalha na CEF. Nós, super ansiosos em fazer logo o projeto, fechamos com eles, sem conhecer outros profissionais e nem sequer pegar mais referências deles. Só sabíamos que eles haviam feito financiamento de construção pela CEF e que por saberem todas as burocracias, seria mais fácil pra gente.
- Quando fechamos com eles, até então iríamos comprar aquele terreno de 60m, que depois acabou sendo vendido. Na época, a nossa ideia era fazer um sobrado, mas ela nos disse que sobrado era mais caro e tal. Até fiz um post sobre isso. Por fim, acabamos decidindo fazer uma casa térrea, mas não tínhamos ideia de uma planta legal, que não ficasse muito grande, mas que tivesse 3 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha e área de serviço. Pedimos que ela fizesse uma planta com estes itens, e que a cozinha e sala fossem integradas. Nessa época, falamos com ela do nosso desejo de ter uma churrasqueira com forno de pizza, mas que faríamos uma varanda ou gazebo para isso. NUNCA disse que queria estes itens na cozinha. Ela foi quem achou melhor inserí-los na planta, e fazer uma mega cozinha. Estas plantas foram citadas por mim neste post aqui, que é o mesmo onde falo que usaremos a planta do vendedor do terreno, que só precisaria de umas adaptações.
- Ela fala que eu não dei chance pra ela de ter ideias. Como não? Várias sugestões dela forma aceitas: casa térrea, não deixar as laterais livres, que segundo ela não seriam de muita serventia nos quesitos iluminação/ventilação, fachada no estilo mais moderno, entre outras. Ma ela acha que a lareira embaixo da janela é a solução! Eu não gostei da sugestão. A casa é minha, quem vai morar lá somos eu e o meu marido e nós não achamos bonita aquela lareira. E ela deixa claro que é por causa de estética, e não por causa de espaço. E sobre o fato de ela estar adaptando um projeto já pronto, eu havia comentado com ela na nossa segunda conversa de que havia já um projeto pra aquele terreno, encomendado pelo ex-proprietário na época que o comprou. O próprio esposo dela disse que seria interessante darmos uma olhada neste projeto pra ver se poderíamos fazer igual ou pegar ideias. 
- As correções que pedimos foram feitas de acordo com o que ela achou que deveria fazer, como por exemplo no caso da lareira que pedi pra deixar exatamente como na planta escaneada, e ela inventou que ficava mais bonito embaixo da janela. Eu pedia 4 correções e ela fazia 2 de acordo com o que pedia.
- A gente havia dito pra ela que queria fazer uma bancada na cozinha, que servirá como mesa e como armário também. Dai ela falou que fazia parte da mobília, e não do projeto. Dai nem insistimos pra ela fazer. Mas no último desenho (o que coloquei no blog), ela faz as bancadas e o restante da mobília.
       Estou bem decepcionada com ela e não tenho mais confiança em largar o projeto da minha casa nas mãos dela. Não ia me sentir segura. Temos uma indicação de mais 2 arquitetos, e vou ligar pra eles amanhã pra ver. O nosso problema é que precisamos de um engenheiro também pra preencher aquelas planilhas da CEF e fazer os outros projetos, como o hidráulico e o elétrico.

      Obrigada pra quem leu até aqui! Eu gosto das coisas bem explicadas. Bjs e boa sexta pra vocês!!!

 




domingo, 4 de abril de 2010

A novela mexicana

      Oi galera? Como foram de Páscoa? A minha foi um tanto quanto chatinha. Passei mal a noite de sexta e o sábado inteirinhos. Só hoje é que dei uma melhorada. Algo que comi não me fez bem, e pra ajudar, estava me empanturrando de chocolate desde quinta. Dai já viu, né? Mas enfim... Vamos ao título do post.
      A planta da casa está sendo uma novela digna de Thalia! A arquiteta ou não quer entender o que eu estou pedindo ou não sei o quê! A planta que ela nos mandou ontem ainda não está do jeito que eu pedi! Eu mandei um e-mail bem especificado, com todos os detalhes que eu queria. Só que ela insiste em fazer do jeito dela! Já estou começando a ficar sem paciência, porque eu explico exatamente como eu quero e ela faz só a metade!! Vou mostrar a planta pra vocês verem o que eu pedi pra ser modificado e ela insiste em fazer da cabeça dela:


 - Vou começar pelo banheiro da suíte: a localização do vaso sanitário! Se vocês observarem na planta escaneada, ele está de frente para a pia. No início eu não achei legal, pois pensei que iria "roubar" muito espaço. Dai falei com ela pra tentar arrumar um outro jeito. Ela sugeriu colocar o vaso ao lado da banheira, fechando com uma parede e colocar a pia de lado, onde agora está o vaso. Não gostamos da sugestão, porque não queremos divisórias no nosso banheiro. Eu não sei quanto a vocês, mas nosso banheiro não terá porta. Eu e o Jacques não achamos necessário, afinal só nós dois o usaremos no dia-a-dia, e caso queiramos privacidade, é só fechar a porta do quarto. Ela achou esquisito a gente não querer colocar porta, mas penso que a casa é nossa, quem a usará somos nós e é a gente quem tem que saber como quer ou não. Se futuramente sentirmos necessidade de colocar porta, talvez o faremos. Mas não fazemos questão agora.
A nossa pia do banheiro queremos com cuba dupla. As medidas do banheiro serão 1,80m de largura por 2,80m de comprimento. Nesta planta que estou colocando hoje, ela até desenhou com cuba dupla, mas medindo daqui e dali, vi que ficou em torno de 1m de largura pra pia! Como irão caber duas cubas em 1m? Pelas medidas que tirei, teria que ser pelo menos 1,50m, porque além das cubas, há os espaços nas laterais para sabonete, cremes, escovas de dente, etc... A minha idéia era o vaso ficar de lado em relação à pia, e esta ter uns1,80m de largura, que dai vai sobrar bastante espaço pras cubas e pros creminhos (tentei desenhar no paint, está em verde a pia e o vaso ao lado). E ela sugeriu fazer a pia dentro do quarto, pra fora do banheiro (!!!!!!!), mandando uma foto pra gente ver:


Definitivamente NÃO!

- Banheiro social: se vocês olharem o desenho, o chuveiro está na parede oposta a da janela, só que é por ali que quem usar o box terá que sair. Eu nunca vi isso na minha vida! O chuveiro não tem que ficar ao contrário da abertura do box? Como neste caso não dará por causa da janela, pedi pra ela colocar o chuveiro na parede que faz limite com a cozinha (fiz um borrão em verde). Este banheiro terá 1,20m de largura por 3m de comprimento, então as medidas do box podem ser um pouquinho maiores, pra que o chuveiro possa ficar bem centralizado (na planta escaneada está assim, e eu pedi pra ela fazer igual!!!!!!!).

- E por fim a lareira. ela está nos sugerindo colocar a lareira embaixo da janela, a única janela da sala! Ela disse que fez assim em um dos projetos dela e nos mandou a foto pra vermos como fica. Olhem:



Sinceramente? Não gostei! Quero a janela livre. E já tenho planos pra este cantinho: é onde colocarei o aparador. Eu deixei super claro pra ela que queria a lareira exatamente onde estava na planta escaneada (desenhei com verde a lareira e de rosa o sofá). Não precisava nem mexer! Mas ela tá insistindo em inventar modas sem necessidade...  Como a nossa lareira será projetada pra frente, dos lado esquerdo ficará a TV e do lado direito ficará o hall de entrada da casa. Aqui uma foto pra vocês entenderem mais ou menos como será nossa lareira:



Não que ela será exatamente nesse modelo, mas só pra mostrar como ela fica projetada pra frente e com laterais livres, onde eu posso usar pra colocar outras coisas. E a idéia é que o sofá fique de frente pra lareira, como eu fiz na planta.

Ai, gente! Agora tenho que escrever um e-mail pra ela pedindo pra mudar as coisas pela terceira vez! Eu deixo bem claro o que quero, por que ela simplesmente não faz como peço? A impressão que temos é que ela tá fazendo as coisas de má vontade... Muito anti-profissional pro meu gosto! Algumas sugestões que ela fez a gente acatou, como fazer a casa térrea, pra baratear custos e não deixar as laterais do terreno livres, porque segundo ela, não se aproveita muita coisa, em termos de iluminação e ventilação.
Vamos ver no que vai dar... Paciência, Cátia! Paciência...
Bjs!!